quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mecanismos de Reações Orgânicas

        Existem inúmeras reações orgânicas ocorrendo separadamente ou simultaneamente em nosso corpo e na natureza. Atualmente também, muitos químicos em laboratórios de escolas, de universidades, de institutos de pesquisas ou de indústrias, estão envolvidos na obtenção de compostos orgânicos por meio de reações químicas. Assim, vários componentes essenciais para o nosso dia a dia, como os polímeros e os medicamentos, são obtidos por meio de reações orgânicas.

      Esse estudo propõe introduzir conceitos sobre as rupturas e todos os mecanismos possíveis para explicar as reações, que podem ser classificadas como: substituição, adição e eliminação.

Colabore com seus conhecimentos prévios sobre o assunto através de comentários!!!

Fonte: http://www.alunosonline.com.br/quimica/tipos-reacoes-organicas.html

15 comentários:

  1. Sabe-se que para que haja um mecanismo de reações orgânicas, é necessário a ruptura das ligações entre os átomos, onde nesta forma-se polos elétricos, e inicia-se a reação. Há dois tipos de rupturas: a Homólise, em que a ruptura ocorre em meio à luz e a Heterólise, onde esta ocorre na presença de catalisadores. Outrossim, ocorre também o chamado Efeito indutivo, que denomina-se a propriedade de atração ou repulsão de elétrons em uma ligação covalente simples. Quanto a acidez ou basicidade destes, aquele é caracterizado por liberar o H+. Em contrapartida, este tem a capacidade de receber o H+.

    ResponderExcluir
  2. Sabe-se que as reações orgânicas são intermoleculares, por isso é necessário a quebra das ligações, logo há uma formação de polos para assim iniciar as reações. Tais rupturas podem ser classificadas em homólise e heterólise. A primeira ocorre na presença luz e a segunda em presença de catalisador. Há também o efeito indutivo, que é a propriedade de atração ou de repulsão entre os átomos da ligação covalente, podem ser classificados em: negativo -I e positivo +I. Tais compostos também podem apresentar caráter ácido ou básico segundo os conceitos de bronsted-lowry e Lewis.
    Roberto Junior 3° ano EM
    Jairo Lucas Teófilo 3° ano EM

    ResponderExcluir
  3. Sabe-se que as reações orgânicas estuda desde o começo ate o seu fim da reação, para compreender os produtos e subprodutos obtidos no fim da reação.
    Para a ruptura da ligações nos compostos orgânicos e necessário uma presença de catalizadores, já na homólise, geralmente são apolares e tem a presença de luz visível e o seu par eletrônico é dividido, assim até o próprio átono virar elétron.
    O efeito indutivo é uma tipo de atração e repulsão do elétrons por meio de ligação covalente. Acidez e basicidade é onde os compostos tem carater ácido ou básico.
    Gilberto Júnior

    ResponderExcluir
  4. Reações orgânicas ocorrem entre moléculas e por isso é necessário romper as ligações covalentes, aprendi também que existe dois tipos de ruptura a homólise que ocorre de luz e aquecimentos e a heterólise que ocorre em presença de catalisadores. A propriedade de atração ou repulsão dos elétrons de uma ligação covalente simples é chamado efeito indutivo que decorre da diferença de eletronegatividade ou de carga de eletricidade dos átomos envolvidos na ligação. OS compostos orgânicos podem apresentar caráter acido ou básico

    ResponderExcluir
  5. O mecanismo das reações orgânicas é a explicação das várias etapas observadas desde o seu início até o final.A diferença entre a homólise e a heterólise ,é que a homólise ocorrem com a presença da luz visível e a heterólise ocorrem em presença de catalisadores .O efeito indutivo é a propriedade de atração dos elétrons de uma ligação covalente ,ele ocorre quando um átono arrasta para mais próximo ou quando empurra para mais longe.A acidez e a base dos compostos orgânicos apresenta caráter acido ou básico .

    ResponderExcluir
  6. No dia 31 de junho de 2012 , fui indicado ao professor fabiano a esplanação do conteudo mecanismo das reações quimicas,na qual se conceitua-se em uma explicação de sessoes obseradas de uma reação desde seu incio ate o final de sua transformação ate o produto.
    Nas reações organicas aplica-se em na necessidade de rupturas(homolise, que ocorrem com precensa de luz e heterolise com presença de catalisadorese formando os reagentes eletrofilo e nucleofilo) com ligações covalentes entre os atomos.
    o efeito indutivo é a atração e repulsao em uma ligação covalente.o efeito indutivo pode ser positvo e negativo.
    os compostos podem ser classificados em acidos e basicos, esses que liberam o h+ e aqueles recebem o h+.
    Bruno Moreira

    ResponderExcluir
  7. Mecanismos das reações orgânicas significa a explicação das etapas desde seu início até o final. A ruptura das ligações é a formação de polos elétricos no rompimento das ligações covalentes, necessitando de catalisador. A heterólise também necessita de catalisador para seu funcionamento, já a homólise necessita de luz. O efeito indutivo é a atração ou repulsão dos elétrons de uma ligação covalente simples. O efeito indutivo pode ser positivo ou negativo. Esses compostos, apesar de serem compostos orgânicos, podem ser de caráter ácido ou básico. Jayane Mara

    ResponderExcluir
  8. Na ruptura das ligações , há a formação de pólos elétricos , pois , depois inicia-se efetivamente a reação . E na maioria das vezes , torna-se necessário a presença de catalisadores para a transformação . A homolise é um tipo de ruptura de ligações covalententes , apolares , que ocorrem em presença de luz visível , luz ultravioleta , aquecimento e em alguns casos H2O2 , a heterolise também tem a ruptura de ligações covalentes , que ocorrem em presença de catalisadores , onde na homolise não acontece . O efeito indutivo , é a propriedade de uma atração de repulsão dos elétrons de uma ligação covalente simples , ele decorre da diferença de eletronegatividade ou de carga elétrica dos átomos envolvidos na ligação . Nos compostos orgânicos , eles podem também apresentar caráter acido e básico , um acido será tanto mais forte , quanto maior for a sua tendência de liberar o H+ . Pois quanto mais fraco e quanto maior for o efeito indutivo negativo sobre o grupo COOH , o acido mais forte será . Yruska Pinto

    ResponderExcluir
  9. Em reações orgânicas, é necessário romper as ligações covalentes entre os atómos. Nesse processo, se dá a formação de polos elétricos, e logo após ocorre a reação. Por meio da Heterólise, é necessária a presença de catalisadores para que haja a ruptura das ligações covalentes; diferenciando-se da Homólise, processo no qual, tanto realiza-se na presença de luz, como por aquecimento. Em ligações covalentes simples, podem ocorrer a atração ou repulsão dos eletróns, devido a própria diferença de eletronegatividade e carga elétrica dos atómos; essa propiedade denominamos de efeito indutivo. E podemos classificar os ácidos em fortes ou fracos através desse efeito. Sendo, um ácido fraco, aquele que tem esse efeito positivo. E o que apresenta efeito negativo, se caracteriza em um ácido forte.
    Carla Thaynara; 3° Ano EM - CNEC

    ResponderExcluir
  10. Mecanismo das reações orgânicas são ocorridas nas moléculas covalentes podem romper com os átomos,ha formação de eletros a presença de catalizadores podem ser necessário.A diferença de homólise e heterólise e que na homólise ha presença de luz e são apolares e na heterólise ocorre a presença de catalizadores e seus elétrons são disponíveis no efeito indutivo,tem propriedade de atração e repulsão.Temos cinco tipos de efeitos indutivos sendo eles: positivo,negativo, mesômero positivo, mesômero negativo.Na acidez e basicidade os compostos podem ser acido ou básico quanto maior o efeito indutivo sera acido e quanto menos o efeito indutivo se básico.
    Lara Vasconcelos Farias 3ºEM

    ResponderExcluir
  11. As reações orgânicas ocorrem entre moléculas, sendo assim necessário romper ligações covalentes; existem dois tipos de rupturas a homólise e heterólise, na homólise é geralmente apolar e tem a presença de luz, os pares eletrônicos se dividem ao meio e cada átomo fica com um elétron, já a heterólise ocorre com presença de catalisadores, formando dois íons de carga elétrica o reagente eletrófilo - combina com um reagente orgânico (substrato) - e o reagente nucleófilo - possui pares eletrônicos disponíveis, podendo ser um íon ou molécula.
    As reações também apresentam efeitos indutivos, podendo ser negativo ou positivo, o negativo é quando o átomo arrasta para mais perto de si o par eletrônico, e o positivo é quando o átomo empurra para longe de si o par eletrônico. Os compostos podem ser acido ou básico, o ácidos ficam mais forte quanto maior for sua facilidade de liberar o H+.
    - Tentei resumir, o que compreendi do conteúdo.

    Jêmina Vasconcelos 3°anoEM

    ResponderExcluir
  12. As reações orgânicas geralmente ocorridas em moléculas, suas ligações são covalentes, ocorre formação de polos. A homólise há presença de luz, são apolares, na heterólise a presença de catalisador. O efeito indutivo é a atração de a repulsão de uma ligação covalente simples. No efeito indutivo negativo o átomo se arrasta para mais longe, no mesômero há uma atração ou repulsão dos elétrons formando ligações dupla ou tripla, efeito mesômero negativo arrasta o par eletrônico da cadeia carbônica para si. Um acido será mais forte quando sua tendencia é de liberar o H+, e uma base será mais forte quando ele receber o H+.

    Carolinne Osterno 3°anoEM

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O mecanismo das reações orgânicas é uma reação que vai desde o seu início até o final. A ruptura das ligações nos compostos orgânicos é ocorrido=a entre moléculas, e é necessário ter uma ruptura entre as ligações covalentes e átomos, e nessa ruptura, tem uma formação de polos elétricos.
    E tem a homólise que é um tipo de ruptura de ligações covalentes e geralmente são apolares e tem presença de: Luz visível, luz ultravioleta aquecimento. A principal diferença da heterólise para a homólise é que na homólise há quebra de ligação, forma-se então dois íons de cargas elétricas contrarias.
    O efeito indutivo é uma propriedade de atração e repulsão dos elétrons de uma ligação covalente simples é o efeito indutivo negativo e o efeito indutivo positivo

    Poliana Borges 3ºano
    Vitória Bertaia 3ºano

    ResponderExcluir