quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Geometria Molecular e as propriedades das substâncias

Segundo informações do wikipédia: 

       Geometria molecular é o estudo de como os átomos estão distribuídos espacialmente em uma molécula. Esta pode assumir várias formas geométricas, dependendo dos átomos que a compõem. As principais classificações são linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica.

Comente a frase na imagem.

14 comentários:

  1. A geometria molecular é um parâmetro de importância fundamental para a previsão da polaridade de uma molécula, a qual contribui para definirmos o tipo e intensidade das interações intermoleculares que se podem estabelecer entre moléculas no composto puro, ou com átomos, ou moléculas de outras substâncias.

    Marcos Júnior

    ResponderExcluir
  2. A geometria molecular expressa a posição relativa dos núcleos dos átomos que formam uma molécula, por isso considera-se os átomos unidos a um átomo central.
    A geometria molecular baseia-se na forma espacial que as moléculas assumem pelo arranjo dos átomos ligados. Assim, cada molécula apresenta uma forma geométrica característica da natureza das ligações (iônicas ou covalentes) e dos constituintes (como elétrons de valência e eletronegatividade).

    Erika Vasconcelos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Geometria molecular é o estudo de como os átomos estão distribuídos espacialmente em uma molécula. Esta pode assumir várias formas geométricas, dependendo dos átomos que a compõem. As principais classificações são linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica.
    Para se determinar a geometria de uma molécula, é preciso conhecer a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência. Então as substância terão a necessidade de ter a sua geometria correta pois a altera a representação da sustância.Por exemplo o H2O ficaria incorreto assim H-O-H pois ele deveria ser uma substância angular

    ResponderExcluir
  5. A geometria molecular é um parametro de importancia fundamental para a previsão da polaridade de uma molecula. Muitas propriedades das substancias podem ser explicadas quando entendemos como os atomos ligados se distribuem no espaço. Geometria molecular é a distribuição espacial dos atomos da molecula. A geometria das moleculas mostra a disposição dos atomos no espaço e é importante para determinar várias caracteristicas e propriedades das substancias.

    Doublas Erick

    ResponderExcluir
  6. Geometria Molecular é como estão dispostos/agregados os átomos de uma molécula de forma a toná-la o mais estável possível. Sendo assim, conforme for a Geometria Molecular de um composto pode se determinar diversas características como por exemplo polaridade, a força de atração que existe entre os átomos, dentre outros.
    Ana Emídia Nº02

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A geometria molecular é um parâmetro de importância fundamental para a previsão da polaridade de uma molécula. Esta, por sua vez, permite inferir sobre o tipo e intensidade das interações intermoleculares que se podem estabelecer
    entre moléculas no composto puro, ou com átomos, ou moléculas de outras substâncias.

    ResponderExcluir
  9. A importância do conhecimento da geometria molecular deve-se a sua utilização para explicar e prever o comportamento de outras propriedades moleculares. Um exemplo claro é a água que possui diversos aspectos exclusivos dela, mas um último aspecto interessante e importante da água é que ela é capaz de dissolver grandes quantidades de substâncias e materiais, sendo, portanto, denominada solvente universal. Essa facilidade de dissolver diferentes tipos de substâncias também se deve à geometria e à disposição de suas cargas. A polarização da água permite que ela separe íons de outras substâncias, o que permite a ocorrência de diversos processos químicos, físicos e biológicos.

    Renan

    ResponderExcluir
  10. A Geometria Molecular permite interferir sobre o tipo de intensidade das interações intermoleculares que se podem estabelecer entre moléculas no composto puro, ou com átomos ou moléculas de outras substâncias.
    Ela é importante pois é fundamental para a previsão de algumas características físicas ou químicas de uma molécula.
    Atualmente, uma das maneiras mais simples e mais usadas para prever a geometria das moléculas que possuem mais de dois átomos consiste na utilização da teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência.
    Ela é baseada na ideia de que o par eletrônico ao redor de uma átomo central, esteja ou não participando das ligações, comportam - se como nuvens eletrônicas que se repelem entre si, a ficarem orientadas no espaço com a maior distância possível.
    A forma geométrica de uma molécula pode ser obtida a partir de vários meios, e um dos mais importantes são as regras de Helferich, que incluía moléculas do tipo: " AX2 " (Lineares), entre outros.

    ResponderExcluir
  11. A Geometria Molecular é o estudo de como os átomos estão distribuídos espacialmente pela molécula, a qual pode adquirir várias formas geométricas.
    Ela é determinada pela eletronegatividade, que é a força com o átomo negativo tem de atrair os elétrons de uma ligação, e dessa forma também determina os pólos da molécula. De forma que o átomo que atrai os elétrons apresenta-se como pólo negativo e os átomos que tem seus elétrons distanciados apresentam-se como polo positivo. Vejamos o exemplo da água H20, o oxigêno é muito mais eletronegativo que o hidrogênio, de forma que ele atrai os eletrons da ligação para si, formando o polo negativo e o hidrogênio por sua vez o polo positivo. Como o oxigênio apresenta dois pares de elétrons livres na ligação ele passa a apresentar forma tetraedrica.
    Dessa forma, é muito importante pois, uma existe graças a outra.

    ResponderExcluir
  12. A Geometria molecular tem como importância de determinada a eletronegatividade, que é a força que tem como negativo, e tem de atrair os elétrons de uma ligação, e dessa forma também determina os polos da molécula com uma forma que o átomo que atrai os elétrons apresenta-se como polo negativa e os átomos que tem seus elétrons distanciados apresentam-se como polo positivo, isso distingui. ela pode apresentar varias formas de geometria molecular por que elas ficam espalhadas no espaço e seus átomos adquirem arranjos ou disposições diferentes, ai da pra distingui-las como Linear, Trigonal plana ou triangular, angulas,tetraédrico,piramidial,bipiramid al,Octaédrica .
    Wanessa Vasconcelos n°16

    ResponderExcluir
  13. A importância do conhecimento da geometria molecular deve-se a sua utilização para explicar e prever o comportamento de outras propriedades moleculares. Considerando-se esta possibilidade foram criados modelos para avaliar e prever genericamente a geometria de grupos de moléculas. Estes modelos, por sua vez, foram construidos a partir de considerações intuitivas sobre a natureza da geometria molecular.Dois dos mais utilizados são: o mode da repulsão do par eletrônico da camada de valência (VSEPR - Valence Shel Electron Pair Repulsion) e o modelo de Mülliken-Walsh. Embora a utilização destes modelos seja rotineira, ambos necessitam de uma investigação quantitativa de seus postulados.

    Samuel Neves

    ResponderExcluir
  14. gosto muito de quimica Por causa do corpo humano e que nos ensina a saber viver a vida

    ResponderExcluir