segunda-feira, 4 de março de 2013

VISITANDO UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA



          Antes de se entrar em um laboratório de Química, muitos pré-requisitos se fazem necessários. Dentre eles destaco o conhecimento das normas de segurança e das principais vidrarias. Essa postagem servirá como material de estudo para os alunos do 8º ano do IIC – Bela Cruz.
       Segundo o site http://zeus.qui.ufmg.br/~quipad/seg/normas.htm, em um laboratório de química, é primordial que o aluno assuma uma postura cuidadosa e responsável durante as experiências. Estes cuidados têm o objetivo não só de evitar acidentes, como também de diminuir o gasto dos reagentes, geralmente muito caros. A concentração sobre o trabalho e o conhecimento sobre o mesmo são fatores primordiais no combate aos acidentes. Muitas das experiências realizadas durante o ensino de química são seguras, desde que efetuadas com seriedade.
        As recomendações gerais de comportamento, que devem ser seguidas por todos os usuários de um laboratório são:
- Usar sempre óculos de segurança; não é recomendado o uso de lentes de contato no laboratório;
- Usar guarda-pó (jaleco) abotoado, sapatos fechados e cabelos presos. Evitar guarda-pó feito com tecido sintético;
- Não pipetar produto algum com a boca. Jamais;
- Não usar produto algum que não esteja devidamente rotulado;
- Não levar jamais as mãos à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos;
- Verificar sempre a toxicidade e a inflamabilidade dos produtos com os quais se esteja trabalhando;
- Discutir sempre com o professor ou supervisor a experiência que será feita;
- Jamais trabalhar sozinho em um laboratório;
- Jamais manipular produtos inflamáveis perto de chamas ou fontes de calor;
- Procurar sempre discutir com o professor ou supervisor o local correto de descarte dos produtos tóxicos, inflamáveis, mau-cheirosos, lacrimogêneos, pouco biodegradáveis ou que reagem com a água;
- Jamais comer ou beber em laboratório.
- Produtos cáusticos ou que penetram facilmente através da pele devem ser manuseados com luvas apropriadas. De qualquer forma, lavar sempre as mãos após manipulação de qualquer produto químico;
- Produtos voláteis e/ ou tóxicos devem sempre ser manipulados na capela e em casos especiais, com máscaras de proteção adequadas a cada caso;
- É expressamente proibido fumar em laboratório.
       Falando assim dá até um medo de entrar em um laboratório não é?!?!?!? Mas tudo o que está acima pode ser resumido em duas palavrinhas básicas: ATENÇÃO E SERIEDADE. Fazendo isso, os acidentes passarão longe.
     Abaixo, disponibilizo o slide preparado pelo professor  Francigleison, coordenador do laboratório de Ciências da EEM Profª Marieta Santos (a qual fizemos uma visita no dia 01 de março do ano corrente).

Bons Estudos. Não esqueçam de comentar a postagem.

Um comentário:

  1. Achei,uma pauta bem explicativa,principalmente os slides que mostram e imformam o uso de cada objeto usado em um laboratório de química.

    ResponderExcluir