Examinando minha prática docente, percebo que uma das atividades que atrapalham essa "difícil arte de facilitar a construção do conhecimento" está na dificuldade que nossos alunos apresentam em associar a Química do livro, àquela que eles presenciam a cada instante em situações corriqueiras do dia a dia.
Exemplo disso pôde ser comprovado quando perguntei aos alunos como se calculava a concentração das soluções com base na fórmula C= m(soluto)/V(solução), e, apenas, poucos foram capazes de arriscarem uma resposta. Já na simples prática de se preparar um suco, percebi que todos tinham "a resposta".
A prática consistiu em:
- formar duas duplas com os alunos para a produção de sucos, separadamente;
- entregar a cada dupla saquinhos contendo açúcar e suco;
- entregar jarra com água e dar um tempo a cada dupla para produzirem suco com base em seus conceitos sobre quantidades exatas de suco, açúcar e água;
- convidar alunos para experimentarem os sucos e fazerem comparações.
Com essa simples atividade foi possível introduzir o conceito sobre cálculos de soluções associando teoria à prática do dia a dia.
Confiram as fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário