sábado, 4 de abril de 2015

MUITO se sabe; POUCO se faz.

          Quando o assunto é lixo (ou qualquer um outro relacionado a sustentabilidade e meio ambiente) preocupo-me em falar o mínimo possível, pois acredito que o aluno já tem informações necessárias para se viver em harmonia com a natureza, infelizmente conhecimento não é sinônimo de prática.
      - Desligar a torneira quando estiver escovando os dentes;
      - Desligar o chuveiro na hora do shampoo e/ou sabonete;
      - Dizer não ao consumismo tão propagado na Mídia.

Todo aluno sabe, porém...

          Pensando nisso é melhor agir, mesmo que timidamente quando comparado ao grande problema de forma geral.

          Foi proposto aos alunos de 9º ano EF e 1ª série do EM uma gincana ecológica. Gincana essa que tinha como única tarefa, a arrecadação de materiais como: papelão, papel branco, plástico PET e plástico filme, para uma coleta seletiva. No final do processo foi arrecadado um total significativo de material que ocuparia o lixão a céu aberto na cidade de Marco. Acompanhe os números na tabela abaixo.


     Diante de tanto material arrecadado e sinal de meta alcançada, é hora de agradecer aos pais, alunos, coordenação, gestão da escola e todos, que de alguma forma, contribuíram para a realização dessa atividade.
Segundo o site www.ecolnews.com.br/papel.htm, Para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 2 a 3 toneladas de madeira.

        Usando o cálculo da regra de três, percebemos que evitamos o consumo de 4 a 6 toneladas de madeira só na coleta referente ao papel branco.

Segundo o site https://tecnologiaegestao.wordpress.com/2011/03/29/quantas-arvores-sao-necessarias-para-fazer-500-folhas-de-papel/. Então uma árvore inteira dá cerca de 15 resmas de papel (uma resma equivale a 500 folhas)
          Uma resma pesa aproximadamente 2,8 Kg. Se 2,8 Kg equivale a uma árvore, evitamos o corte de 547 árvores, aproximadamente. 
          O melhor mesmo a se fazer é evitar o consumo desnecessário, mas essa atividade mostrou-se como um forte medicamento para remediar esse mal.

REGISTROS:


























2 comentários:

  1. Foi muito proveitoso o nosso trabalho,principalmente pela quantidade de material reciclável que conseguimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atividade só foi um sucesso devido ao empenho de vocês.

      Excluir