domingo, 31 de maio de 2015

POLÍMEROS E O MEIO AMBIENTE

http://www.mundoeducacao.com/quimica/polimeros-.htm
       Diante de tanto descaso e de tanto consumismo gerando toneladas de lixo não biodegradáveis, diariamente, é sempre bom conhecer o trabalho de pessoas que se preocupam com o meio ambiente.
       Em maio, a turma do 3ºano do IIC e eu tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho de confecção de eletrodutos e mangueiras a partir de material reciclado. Mas esse relato será apresentado por eles, através de seus comentários.

REGISTRO EM FOTOS

























4 comentários:

  1. Com certeza foi uma experiência bastante interessante, pode-se dizer que polímeros sempre estão presentes em nosso dia a dia e podem ser facilmente identificados como uma cadeira, mesas e cestos de plástico, canos de pvc, filmes plásticos utilizados para embalar alimentos entre outros. Mas poucas pessoas sabem o que fazem com esses produtos quando não possuem mais a sua utilidade específica, e assim como (“lorão”, assim conhecido) o dono do projeto falou: “Uma pessoa ver uma cadeira quebrada na rua e diz que é lixo, já eu digo que aquilo vale cinco reais”. Eu particularmente não fazia nem ideia que sacolas plásticas poderiam virar mangueiras de construções. Após conhecer todo o projeto veio o mais impressionante, e olhe que não foi o caminhão abandonado o qual impulsionou o seu trabalho não... E sim saber que toda aquela “empresa” veio de sua própria fé e determinação, já que não recebe auxílio algum da prefeitura de nossa cidade e de nenhuma a qual trabalhou, mas nunca desistiu de seus sonhos e hoje faz o bem a todo Vale do Acaraú.

    ResponderExcluir
  2. Essa visita despertou minha atenção quanto ao que acontece realmente com o que consideramos "lixo" após sair de nossas casas. Ver um trabalho desses, além de interessante, é inspirador, já que percebemos que fazemos tão pouco para revertermos esse quadro alarmante e ajudar ao meio ambiente, enquanto há pessoas como ele que sempre estão buscando novas formas e informações. Foi muito importante ver cada parte do processo de transformação e a determinação do criador desta iniciativa, que começou com tão pouco, mas continuou persistindo.

    ResponderExcluir
  3. Uma experiência que dificilmente esqueceremos, pois vimos que os polímeros, estão presente em nosso cotidiano. Muita pessoas não sabem, mas o lixo de uns, é o tesouro de outros, uma historia de um sonhador que transformou o lixo dos outros, em uma forma de ajuda o meio ambiente e de ganhar dinheiro, um homem conhecido como ''lorão'' que não recebe ajuda de ninguém, mas continua investindo no seu projeto. Além de que pude aprender, como que eles fazem sacolas plásticas virarem mangueiras de construções, e de que nada é lixo, se você olhar com outros olhos.

    ResponderExcluir
  4. Foi o máximo! Nunca imaginei que um conteúdo de química fosse tão legal e que ele trouxesse consigo uma experiência tão interessante.
    Conhecer a história do "Lorão" além de ter sido assunto de nosso conteúdo sobre polímeros, foi também um lugar que nos ensinou sobre como é importante não desistir dos sonhos, não importando quantos obstáculos o caminho tenha.
    Além disso, polímeros foi um assunto superinteressante porque é tão presente em nossa vida, que nem nos damos conta. E também, transformar lixo em eletrodutos ou canos, principalmente em nossa cidade é uma coisa que eu, particularmente, não imagina.
    Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter conhecido essa história.

    ResponderExcluir