segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lipídeos e a Bioquímica



       Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
      São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.
      Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
      Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), encontrados nos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, por exemplo: nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.
      Em geral, todos os seres vivos são capazes de sintetizar lipídios, no entanto algumas classes só podem ser sintetizadas por vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
      A formação molecular mais comum dos lipídeos, constituindo os alimentos, é estabelecida através do arranjo pela união de um glicerol (álcool) ligado a três cadeias carbônicas longas de ácido graxo.
      Dentre os lipídeos, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.
      Cerídeos → classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas abelhas (construção da colmeia), na superfície das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga). Exerce função de impermeabilização e proteção.
      Fosfolipídios → moléculas anfipáticas, isto é, possui uma região polar (cabeça hidrofílica), tendo afinidade por água, e outra região apolar (calda hidrofóbica), que repele a água.
      Glicerídeos → podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente.
      Esteroides → formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola


Aproveitem esse espaço para postarem alguma curiosidade sobre lipídeos, doenças relacionadas  ao tema etc!!!

6 comentários:

  1. os lípidos são importantes né, mas tudo em excesso faz mal. curti a postagem

    ResponderExcluir
  2. Os lipídios consumidos em excesso causa acúmulo de gordura, o que pode gerar entupimento das artérias, ocasionando a arteriosclerose. Se há falta de lipídios, há também falta de energia suficiente para realizar o metabolismo. (=

    ResponderExcluir
  3. A ingestão de colesterol não deve ultrapassar 300 mg por dia, mas muitos abusam dessa relação. Nos EUA, cerca de 25% da população apresenta níveis altíssimos de coleterol e no Brasil, atualmente, os adultos com acima do ideal (segundo o cálculo de IMC) chegam a 40%. Portanto, cuide da sua alimentação! :)

    ResponderExcluir
  4. Certos lipídios fazem parte da composição das membranas celulares, que são formadas pela associação de lipídios e proteínas. Os mais importantes são: os fosfolipídeos e o colesterol.

    ResponderExcluir
  5. São biomoléculas compostas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona. A família de compostos designados por lipídios é muito vasta. Cada grama de lipídio armazena 9 quilocalorias de energia, enquanto cada grama de glicídio ou proteína armazena somente 4 quilocalorias.

    ResponderExcluir
  6. Os lipídeos, por apresentarem maior quantidade de hidrogênio, possuem um maior valor calórico, com aproximadamente 9 calorias por 1 grama. Todos os óleos e gorduras são classificados como lipídeos, e podem ser encontrados em diferentes alimentos, como os de origem vegetal (margarina, óleos, etc.) e os de origem animal ( banha, carne, manteiga, creme de leite, etc.). Os lipídeos são de grande importância ao nosso organismo, quando consumido na dose certa.

    ResponderExcluir