quinta-feira, 21 de junho de 2012

UM POUCO DO QUE FOI APRESENTADO NA GINCANA - CNEC

          Química Verde é uma filosofia de abordagem dos processos químicos, que visa e encoraja o desenvolvimento de produtos e processos que resultem na redução do uso ou da geração de substâncias consideradas insalubres e/ou perigosas para o homem e para o ambiente. Não confundir com Química Ambiental que estuda as substâncias e reações que ocorrem na natureza, isto é, na biosfera e, por tabela, o destino final dos poluentes na natureza. A Química Verde ataca o problema na fonte. Isso significa que a Química Verde é focada na indústria química e similares visando a solução dos problemas antes que eles apareçam. Por isso, é uma filosofia de abordagem que diz respeito mais ao engenheiro químico do que a qualquer outro profissional.
          Com base nesta abordagem, o Colégio Cenecista São Manuel sob a orientação do prof. Fabiano Araújo e o empenho das turmas do ensino médio e ajuda de alguns alunos do ensino fundamental, buscaram retratar através de apresentações esse tema que desperta curiosidade e preocupação.
          Em nome do diretor o professor Francisco Edvando Vasconcelos foram convidamos para compor a mesa: O professor Dyêgo Armando, o professor Jonas Denes e o professor Mário Sérgio para participarem dos trabalhos e atuarem como júri.
         O diretor desta casa de ensino o professor Francisco Edvando Vasconcelos foi convidado para proferir suas palavras e abrir oficialmente os trabalhos.
            Antes de iniciarem as apresentações todos os alunos ficaram de pé para entoarmos o Hino Nacional Brasileiro e só depois fui convidado, como professor idealizador deste trabalho a conduzir as atividades que se iniciaram com a apresentação feita pelo coordenador do EM André Vasconcelos.
           Para a primeira tarefa (esquete de teatro e ou dança) as equipes prepararam duas danças e uma peça de teatro. O 1º ano e 3º ano apresentaram danças com coreografias feitas em cima de músicas com letras voltadas ao tema Química Verde. Veja as fotos:


          Para a 2ª Tarefa as equipes apresentaram paródias com o tema a Química Verde. Os alunos do 2º ano surpreenderam a todos com uma música de autoria deles (melodia e letra)

         
          
          A 3ª Tarefa consistia emapresentar um painel 1,5m x 1,2m todo confeccionado com a utilização de materiais de reciclagem e que retratasse a Química Verde. Veja nas fotos:

          Poemas e poesias marcaram os trabalhos refentes a 4ª tarefa. Produções belíssimas e de autoria dos alunos foram apresentadas nesse mesmo dia. Apresentar um poema/poesia com relacionada ao tema e de sua autoria;
          Na penúltima tarefa uma versão de jornalzinho impresso foi entregue aos jurados para análise e avaliação tendo como critérios: Contexto e Design. Veja as fotos das edições:

          E para a última tarefa, a apresentação de belíssimos vídeos produzidos pelos sobre a Química Verde em gráficos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário