domingo, 3 de fevereiro de 2013

Alquimia: Ciência ou Seita?

          Essa postagem sobre alquimia marca o início dos trabalhos no blog para o ano de 2013. Muito se sabe sobre alquimia, porém, há muito conceito errôneo sobre a mesma.


          A palavra alquimia, AL-Khemy, vem do árabe e quer dizer "a química". Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III a. C. em Alexandria, o centro de convergência da época e de recriação das tradições gregas, pitagóricas, platônicas, estóica, egípcias e orientais. A alquimia deve sua existência à mistura de três correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. Obteve grande êxito na metalurgia, na produção de papiros e na aparelhagem de laboratório, mas não conseguiu seu principal objetivo: a Pedra Filosofal.
  Agora é sua vez de colaborar. Acesse os comentários e debata com os colegas sobre Alquimia, seus objetivos e crenças.

Fonte: www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_25/alquimia.html

32 comentários:

  1. Pelo que eu entendi; Alquimia foi a junção das três civilizações para obter mas conhecimento, com essa junção conseguira muitas melhoras mas não conseguiram o que queriam a Pedra Filosofal.

    ResponderExcluir
  2. Percebi lendo o texto que a Alquimia tinha seu principal objetivo descobrir a Pedra Filosofal mais nem por isso essa busca deixou de colaborar em outras áreas como a metalurgia.

    ResponderExcluir
  3. Alquimia vem do Arabe AL-Khemy, que significa "a Química". Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III a. C. em Alexandria. A alquimia deve sua existência à mistura de três correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. E foi isso que eu aprendi.

    ResponderExcluir
  4. Entendi que Alquimia vem do Arabe AL-Khemy, que significa "a Química". Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III a. C. em Alexandria,porém seu maior Objetivo era descobrir a pedra filosofal,mas nem por isso deixou de contribuir em outras áreas!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que entendi Alquimia foi a união das civilizações para tentar acha a pedra filosofal, mas nao conseguiram; mas mesmo assim usaram sua inteligencia para melhora os recursos como na Metalurgia;




    By: Yuki Frota 8º Ano

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi que 'Alquimia' vem do árabe e quer dizer a química.A alquimia deve sua existência à mistura de três correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia.

    Vitória Emilly 8º ano.

    ResponderExcluir
  8. A palavra alquimia, AL-Khemy, vem do árabe e quer dizer "a química". Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III a. C. em Alexandria, o centro de convergência da época e de recriação das tradições gregas, pitagóricas, platônicas, estóica, egípcias e orientais.

    Por: Gabriele Mattos 8º ano.

    ResponderExcluir
  9. Pelo que eu vi Alquimia foi um modo de chegar a muitos avanços.Ela é ajunção de três correntes:a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia.
    Ela foi responsavel por Varios avanços tecnologicos e não atingiu sua meta "A Pedra Filosofal"

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Entendi que Alquimia tinha por objetivo produzir a Pedra filosofal, a qual poderia:

    Transformar qualquer metal em ouro;

    Produzir o elixir da vida - o qual daria a imortalidade ao ser humano;

    Transformar a matéria inanimada em ser humano.

    No entanto, alguns historiadores dizem que este conceito foi a forma utilizada por seus seguidores para mascarar seus verdadeiros ideais:

    "A Pedra era a mente ignorante das pessoas que seriam transformadas em ouro, ou seja, em sabedoria - algo de muito valor. Por isso a analogia com o metal ouro."

    ResponderExcluir
  12. Por o que eu entendi Alquimia quer dizer " Química ". Ela tem existência graças a três misturas : a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia
    A alquimia é um mundo mágico e de muitos mistérios como a química e nós devemos desvendar os segredos dessa ciência que estuda as misturas e combinações, enxergando o mundo com outros olhos.

    Isso foi o que eu entendi sobre o assunto.

    Por: Liandra Lívia Vasconcelos 8° ano

    ResponderExcluir
  13. Entendi que a palavra alquimia, AL-Khemy, vem do árabe e quer dizer "a química" ou a junção das três civilizações para obter mais conhecimento, com essa junção conseguirá muitas melhoras.
    Henrique Vasconcelos 8° ano

    ResponderExcluir
  14. Alquimia é uma palavra q vem do árabe 'Química'. A química deve-se a três correntes a 'Filosofia Grega', 'misticismo oriental' e 'tecnologia egípcia.' Ela obteve vários êxitos mais o seu principal objetivo não conseguiu q era a " Pedra Filosofal "

    Beatriz Souza 8° ano- iic

    ResponderExcluir
  15. Pelo o que eu entendi a palavra alquimia quer dizer "a química". A alquimia teve sua existência a partir de três correntes, que são a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. A alquimia tem grande desenvolvimento na parte da metalurgia, mais não conseguiu seu objetivo principal, a Pedra Filosofal.

    Fernanda Moraes 8° Ano

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Alquimia foi a junção das três civilizações para obter mas conhecimento.A alquimia deve sua existência à mistura de três correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia.

    ResponderExcluir
  18. Eu
    entendi que a palavra Alquimia, AL-Kehemy, vem do árabe e quer dizer "A
    Química". Essa ciência começou a ser desenvolvida no séc. III a. C. em
    Alexandria.Essa ciência deve a sua existencia á mistura de 3 correntes: A
    filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia.Ela tinha
    vários objetivos, e ñ conseguio o principal: a Pedra Filosofal!

    ResponderExcluir
  19. Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III a. C. em Alexandria, o centro de convergência.
    A alquimia deve sua existência à mistura de três correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. Obteve grande êxito na metalurgia, na produção de papiros e na aparelhagem de laboratório, mas não conseguiu seu principal objetivo: a Pedra Filosofal.
    caroline 8°ano

    ResponderExcluir
  20. A "Alquimia" é a mãe da química moderna. Ela envolvia aplicação de métodos de produção e transformação de elementos, porém sem as técnicas científicas de comprovação.
    A Alquimia misturava procedimentos primitivos de medicina e química com elementos de astronomia e magia. O grande objetivo da alquimia era a descoberta da pedra filosofal, capaz de transformar qualquer substância em ouro. Os alquimistas também buscavam encontrar a fórmula do elixir da longa vida, remédio que teria a capacidade de curar todas as doenças e garantir a saúde do ser humano por longo tempo ou torná-los imortais.
    Embora cercada de misticismo, a alquimia foi muito importante para o desenvolvimento da ciências, principalmente da química, pois favoreceu a descoberta de diversas substâncias e elementos.
    Júlia Queiroz-8° Ano IIC.

    ResponderExcluir
  21. A palavra alquimia, vem do árabe(AL-Khemy)e que significa "a química". A alquimia surgiu a partir da mistura de três fatores importantes, que são: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. Teve grande sucesso, mas não conseguiu seu principal objetivo: a Pedra Filosofal que serviria para transformar qualquer objeto em ouro, pois ele tinha um grande valor comercial.

    Mariana Vasconcelos Pacheco
    IIC - 8º Ano

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Alquimia vem do árabe (AL-Khemy) que tem como significado “a química”. Seus objetivos eram três, o elixir da longa vida, a pedra filosofal e por ultimo a criação de vida humana, Teve sucesso em algumas coisas, mas não alcançou seus principais objetivos.
    Não alcançou seus objetivos, mas foi ela que desencadeou todas as outras ciências.

    Eddy Jordan IIC 8° ano

    ResponderExcluir
  25. A palavra alquimia, vem do árabe(AL-Khemy)e que significa "a química". A alquimia surgiu a partir da mistura de três fatores importantes, que são: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. Teve grande sucesso, mas não conseguiu seu principal objetivo: a Pedra Filosofal.


    By: Vongesse Neto 8°ano

    ResponderExcluir
  26. Podemos entender, que alquimia é uma união de estudos filosóficos com resultados concretos, partindo de experiências. Hoje tudo que utilizamos diariamente vem do estudo feito por essas teorias que foram estudadas no passado e dos resultados obtidos no presente

    ResponderExcluir
  27. Eu Entendi Que Alquimia é uma arte pseudociência oculta. Os principais objetivos de seus praticantes tem sido:
    1. Motivo da Transmutação - Transformar metais comuns em metais preciosos.
    2. Motivo Medico - Criar um elixir, uma porção ou um metal capaz de curar todas as doenças.
    3. Motivo da Transcendência - Descobrir um elixir que conduza à imortalidade.

    A Substância Mágica que transmuta metais, seria panaceia universal e serviria como chave para a imortalidade era chamada de PEDRA FILOSOFAL.
    By: Ana Beatriz Rodrigues Pontes 8º ano

    ResponderExcluir
  28. A palavra alquimia, AL-Khemy, vem do árabe e quer dizer "a química". Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III a.C. A alquimia existe devido à mistura de três correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. Seu objetivo era descobrir a Pedra Filosofal, porém não conseguiu, mas também ajudou em outras áreas.

    ResponderExcluir
  29. Pelo oq eu entendi alquimia foi feita de 3 misturas da filosofia grega, do misticio oriental e da tecnologia egipcia.

    ResponderExcluir