quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Hora Zero: O desastre de Chernobyl_8º ano IIC

          Apesar de sua descoberta por volta de 1986, radioatividade ainda é um assunto bastante polêmico, principalmente quando se fala em implantação de usinas nucleares. Há quem acredite no grande desenvolvimento econômico que ela proporciona e há, também, quem resuma tudo a explosões e acidentes quase que incontroláveis.
          Depois do debate e do documentário que assistimos, coonvido-lhe a postar, através de comentários, sua opinião sobre o assunto.

Imagem: http://www.linkz-up.com/2012/06/hora-zero-o-desastre-de-chernobyl.html

113 comentários:

  1. O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu no dia 26 de abril de 1986, na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia no reator de N°04.
    Essa explosão nuclear foi considerada a pior da história. Foi uma explosão que destruiu tudo, mas o pior foi às doenças e mortes causadas pela nuvem de radioatividade que atingiu grande parte da Europa. Um grave problema foi à falha humana que ocorreu durante a manutenção do reator, pois, não foram seguidas as normas de segurança adequadas para trabalhar com o mesmo.
    Enfim diante a essa explosão, a Ucrânia foi conhecida como “a cidade FANTASMA”. Isso se deve por causa do vazamento do reator atômico, pois, as pessoas que ali moravam foram todas contaminadas e sofreram sérias consequências de saúde. Ainda hoje, Chernobyl tem um alto índice de radioatividade, vindo a prejudicar a saúde de todos aqueles que permanecerem por tempo não determinado pela organização mundial da Saúde ou seja, Chernobyl só pode ser visita com tempo máximo de 15 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, O problema não foi causado em uma manutenção no reator,foi causado em um teste de segurança para a guerra fria.

      Excluir
    2. Mas,o reator de N°04 estava submetido há deformações em sua estrutura.Com isso,ajudou para a possível realização de desastre.
      Você concorda Erivan?

      Excluir
    3. Erivan concordo com vc mais cada um tem seu jeito de explicar sua opinião .

      Excluir
    4. Carol não é o jeito de explicar mas sim,poder dizer todos fatores que abrangeu essa explosão!

      Excluir
    5. Júlia, acho que você está correta, concordo com sua opinião.

      Excluir
    6. Só acho que a explosão não destruiu tudo, apanas com o vazamento do gás radioativo houve alguns prejuízos em grande parte da população de Chernobyl.

      Excluir
    7. não é por nada Erivan mas eu concordo com a Julia porque se eles não tivessem desligado o reator a explosão não aconteceria e se acontecesse acho que não causaria tanto estrago concorda?

      Excluir
    8. Parabéns;ótima explicação!

      Excluir
    9. Concordo com você é uma ótima explicação, Julinha!

      Excluir
  2. O acidente de Chernobyl aconteceu no dia 26 de Abril de 1986, às 01h 23min 48seg. A explosão foi considerada a pior de todas, e suas consequências foram inevitáveis, fazendo a cidade ficar com o título de "Cidade Fantasma". Os vapores causados pela explosão foram levados para toda a Europa e parte da Ásia pela chuva. Quem quiser visitar Chernobyl, não poderá ficar na cidade por mais de 15 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa explosão deixou a cidade fantasma mais onde pessoas querem visitar pois foi um quanto onde vez historia

      Excluir
    2. Ludovico, o gás não foi levado para Ásia através da chuva. A chuva fez com que a radiação penetrasse no solo.

      Excluir
    3. alem de ficar só 15 minutos vai ter que esperar ate 2080

      Excluir
    4. Exatamente Mariana.Essa forma que o Ludovico se expressou não está muito correta!

      Excluir
    5. Realmente,não concordo com você por esse motivo,Ludovico!

      Excluir
  3. Ás 01:23:48 do dia 26 de Abril de 1986, Uma Explosão Causada pela falha no sistema de Chernobyl,Causada pela irresponsabilidade de um dos engenheiros nucleares de lá.Ele desobedeceu as normas exigidas para um teste no reator N°04.O teste consistia em baixar a potência do reator para ver como ele reagiria(Esse teste era para ver como ele reagiria a um ataque dos Estados Unidos)Após a explosão uma fumaça negra se espalhou por toda Chernobyl e por cidades próximas.No dia seguinte foi anunciado que a cidade deveria ser evacuada por conta da radiação,por causa do urânio que continha no reator. Foram 7 dias para retirar os 135 mil habitantes de Chernobyl.O Desastre de Chernobyl foi motivo de 10 mil casos de câncer na Rússia e 25 mil no mundo todo. Quem for a Chrnobyl só poderá permanecer na cidade por 15 minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa explicação se não fosse essa falha não teria uma explosão onde
      matou muita gente

      Excluir
    2. Erivan, concordo com você, essa explicação está correta. A principal causa foi mesmo o descuido de Nicolai, porém ele não sabia que a usina não estava em perfeita ordem como deveria estar.

      Excluir
    3. Desculpa, o descuido não foi de Nicolay, mas sim de Anatoly, o engenheiro chefe.

      Excluir
    4. concordo com os 3 e acho que se Anatoly tivesse feito o que deveriam isso não aconteceria de forma alguma

      Excluir
    5. afinal alguém com experiencia colocou os comandos para serem seguidos e com certeza sabia o que poderia acontecer só bastava Anatoly ter obedecido.

      Excluir
    6. Ta bem legal erivan sua explicação!

      Excluir
  4. Não posso deixar de citar, pois, foi o propósito desse trabalho de dizer sobre minha opinião. Então respondendo a pergunta: A radioatividade ela é benéfica ou maléfica?
    Respondendo, posso dizer que para se contestar que a radioatividade seja benéfica ou maléfica, irá depender muito pelas condições abordadas, ou seja, ela poderá ser maléfica, quando for usado para algo que trará problemas e ela poderá ser benéfica, se for utilizada com objetivos bons e cuidadosamente.
    No caso de Chernobyl ela foi praticamente, pode se dizer que ocorreu um acidente e ao mesmo tempo não. Pois um acidente pela ausência de cautela no reator e um acidente proposital, pois, o teste de segurança para a guerra fria não foi realizada das formas apropriadas.

    ResponderExcluir
  5. Depende de como a pessoa a utiliza, pois beneficamente a produção de energia nuclear não contribui para o efeito estufa, ao contrário dos combustíveis fósseis e atrai uma grande quantidade de emprego como em Chernobyl onde se localizava uma grande usina com 6 reatores onde se produzia muita energia.
    Os aspectos nocivos: É a possível utilização em armas nucleares como os EUA ao jogar uma bomba nuclear nas cidades de HIROSHIMA e NAGASSAKI, esse fato marcou o fim da Segunda Guerra Mundial; O local apropriado para jogar o lixo tóxico e risco de explosão como em Chernobyl, onde houve a detonação do reator número 4, que produziu uma nuvem radiativa que atingiu a Ucrânia e a Europa e contribuiu para abalar a União Soviética, este acidente é atribuído a uma discussão na sala de controle entre os engenheiros Aleksander e Nikolay que eram contra o engenheiro chefe Anatoly de realizar um teste no reator, pois estava com a potência de 200MW(inferior ao da KGB cuja potência deveria ser de 700MW) causando uma explosão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei de sua explicação se não fosse a falta de atença do engenheiro-chefe não acabaria nisso essa explosão

      Excluir
    2. Exato.Pode-se até dizer que o culpado de tudo isso,foi o engenheiro chefe.Pois,ele optou seguir sua opinião que era de 200MW e nem sequer deu ouvidos aos outros engenheiros que era de uma potência correspondente de 700MW,que era a mais correta para se fazer o teste!

      Excluir
    3. Correto, a principal causa foi o descuido de Anatoly, até porque ele já havia trabalhado em uma usina de energia, e não em uma usina nuclear.

      Excluir
    4. se Anatoly tivesse escutado os outros isso não aconteceria!

      Excluir
    5. Também concordo Ruth e Mariana!

      Excluir
    6. Boa! Mas foi nos EUA?que foi jogado uma bomba nuclear?

      Excluir
  6. O mundo estava para acontecer seu pior acidente o retorno numérico 04 da estação nuclear de Chernobyl da União Soviética. A sala de controle estava pronta para um teste de segurança reator. A potencia do reator estava abaixando e caíram de uma vez as 00h36min, um novo problema a atrapalha a concentração dos trabalhadores que sente pressão cada vez mais forte. Os poucos portes de controles feitas de poros que ainda resta do reator estão encaixando no ponto, portanto a radiatividade esta se considerando na parte de baixo do reator agora é uma bomba invisível que esta para explodir. Quando começaram o teste começou apresenta problemas fatais para o desastre faltou poucos minutos e aconteceu a explosão. Onde a poeira invisível para morte onde essa poeira é uma radiação que queimava por dentro das pessoas. A radioatividade rasar do reator e se espalhar e vai a direção da Europa. Os trabalhadores e bombeiro que foram ao local do acidente morreram em venena mento agudo por radiação.
    Ainda hoje, Chernobyl tem um alto índice de radioatividade, vindo a prejudicar a saúde de todos aqueles que permanecerem por tempo não determinado pela organização mundial da Saúde, ou seja, Chernobyl só pode ser visita com tempo máximo de 15 minutos.

    ResponderExcluir
  7. “”” ACIDENTE DE CHERNOBYL “””

    - Em 26 de abril de 1986, ocorreu na Ucrânia o pior acidente nuclear da história. Causado por falha humana, o acidente aconteceu por problemas em hastes de controle do reator que foram mal projetadas e por erros no manuseio da máquina. Dentre as conseqüências do acidente cita-se a poeira radioativa que tomou conta do local e a contaminação dos seres viventes da região.

    - Na madrugada do dia 26, a equipe responsável pelo plantão aproveitou o desligamento de rotina da unidade 4 para realizar um experimento que buscava verificar o que aconteceria com as bombas de resfriamento se houvesse interrupção de energia, mais especificamente, no momento do intervalo entre a interrupção e a ativação dos geradores de emergência. As bombas de resfriamento assumem um importante papel em uma usina nuclear, pois consegue bloquear o aumento das temperaturas dos reatores, local que armazena o combustível nuclear, impedindo assim trágicas conseqüências.

    - Para tal experimento, a equipe desligou o sistema de segurança da unidade para evitar que houvesse interrupção de energia no reator e ainda reduziram a capacidade de energia do reator em 25%, o que motivou o acidente. A queda de energia foi maior do que a planejada, fazendo com que a equipe agisse rapidamente para reverter a situação. Porém, uma grande onda energética foi criada e o reator emergencial não funcionou para impedir a mesma.

    - O crescimento acelerado de energia fez com que os reatores recebessem energia em quantidade maior do que suportava, causando uma grande explosão de 2000ºC de temperatura, o que impulsionou o incêndio do grafite existente que moderava os nêutrons no reator. O grafite por muitos dias permaneceu queimando, fazendo com que inúmeras tentativas de cessar fogo e impedir mais liberação de material radioativo fossem em vão. Não se sabe ao certo a quantidade de pessoas mortas em conseqüência do acidente e nem a quantidade de radiação liberada, pois as estatísticas das autoridades soviéticas foram distorcidas com o intuito de ocultar a real situação do problema.

    - Após o acidente foi construída uma estrutura de concreto e aço sobre o local acidentado e contaminado, o que recebeu o nome de sarcófago. O sarcófago tem a finalidade de impedir a liberação dos 95% do combustível nuclear ainda existente no local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol você explicou muito bem mas afinal, cadê o objetivo desse trabalho dizer quais os bens e maus que a radiação pode trazer!

      Excluir
    2. Gostei Carol, se eu não tivesse assistido o vídeo dava para fazer só lendo o teu porque você explicou todos os detalhes.

      Excluir
    3. É mesmo Júlia mas o importante foi que a Carol descreveu no outro texto né?!

      Excluir
  8. Em 26 de abril de 1986, ocorreu uma explosão no reator numero 4 da usina nuclear de Chernobyl, foi uma das piores ocorridas na história. Essa explosão aconteceu por uma falha dos operadores da usina, que fizeram o teste no reator com 200MW de potencia, que no caso o teste deve ser feito com 700MW. A radioatividade é composta por três raios, sendo eles Alfa e Beta, e o Raio Gama que é muito mais penetrante que os dois primeiros, já que se tratam de ondas eletromagnéticas. A radioatividade pode ser usada na medicina, em tratamentos de câncer, mais o contato continuo com a radiação pode causar danos aos tecidos vivos, á leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição na expectativa de vida, mutações genéticas, lesões em vários órgãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei Bia sua resposta bem resumida mas,contendo tudo o ocorreu e o que não ocorreu! Mas acho que você se esqueceu de falar sobre os benefícios e malefícios que a "Radiação" pode trazer.

      Excluir
    2. é mas se tivesse falado tava ótimo!

      Excluir
  9. O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu dia 26 de abril de 1986 as 01:23:58 a.m., na Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Esse acidente nuclear é considerado o pior da história, produzindo uma nuvem de radioatividade que se expandiu pela União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima. Penso, que a culpa seja pela maior parte devido, os engenheiros que queriam apressar o termino da obra, não fazendo-a como deveria. Mas também de Nicolai que não seguiu as documentação com deveria ter feito.

    ResponderExcluir
  10. A radioatividade não tem apenas desvantagens, como algumas pessoas pensam. Ela pode ser benéfica ou não, depende muito de como é usada. Por exemplo, na medicina a radioatividade é benéfica, muitas vezes usadas para curar câncer ou outros tipos de doenças. Também pode ser usada em outras áreas, como na agricultura, na área industrial, alimentícia, entre outros. Mas sempre devemos ter cuidado, pois dependendo da quantidade de radiação a qual o ser humano é exposto, ela pode causar grandes prejuízos, até irreversíveis e fatais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Mariana, muito bem explicado. Pois, depende muito de como é usado a radioatividade.

      Excluir
  11. O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu no dia 26 de abril de 1986, às 01:23:48, no setor 4, usina nuclear localizada na Ucrânia. Foi uma grande explosão causada pela irresponsabilidade de Anatoly, que era o engenheiro chefe dos testes feitos nos reatores, ele fez um teste de redução de potência utilizando apenas 200MW e não deu ouvidos aos outros que trabalhavam na usina, que a potência correta para fazer um teste seria de 700MW.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu no dia 26 de abril de 1986, ás 01:23:48, na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia no reator 4. Nesse acidente, foi produzida uma grande nuvem de radioatividade, por qual se espalhou, e muitas pessoas foram infectadas, e por fim morreram. Isso aconteceu porque as tampas do Reator 4 estavam se abrindo, e a potência estava com muito baixa, com apenas 200mW, e o teste teria que ser feito com 700mW. Além disso, Anatoly não havia trabalhando em uma Usina Elétrica e não Usina Nuclear. Sobre o tema Radioatividade surge uma grande duvida: “A Radioatividade é benéfica ou maléfica?" Bem, não se pode dizer que a Radiação é ruim ou boa, pois a radioatividade é benéfica na medicina, onde envolvem a radiologia (a qual expõe a pessoa aos raios X), a radioterapia (tem como função controlar o câncer) e a medicina molecular (a funcionalidade da radioatividade é para o diagnóstico). Além de ser benéfica na medicina, também é benéfica na parte industrial. Ela se torna maléfica quando é usada para a fabricação de poderosas bombas, como as bombas atômicas, que causam destruição e mortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpas, errei, Anatoly havia trabalhando em uma Usina Elétrica e não Usina Nuclear.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O desastre em Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986. Foi explosão radioativa enorme capaz de destruir toda Chernobyl e parte da Europa.
    A explosão não aconteceu por acaso,aconteceu quando desligaram o reator e ligaram o botão de emergência AZ-5 ou seja foi um acidente provocado por todos que estavam la no momento mas na minha opinião o principal responsável foi Anatoly que não seguiu os comandos direito e não escutou a opinião de ninguém.
    Poucas pessoas sobreviveram dentre essas um homem que trabalhava na usina sua mulher e seu filho. Ele diz que apesar de sobreviver a explosão ainda hoje não pode entrar em contato com nenhum material radioativo.
    É isso isso eu vejo a radioatividade de duas formas uma com lado bom outra com lado ruim: o lado bom é que ela esta presente nos aparelhos eletrônicos e ajuda na medicina o ruim é que ela pode causar varias doenças como leucemia e câncer. Ou seja vai depender da forma que for usada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Ruth, pois para que ela seja benéfica ou maléfica ela terá uma dependência de tal forma a ser usada!

      Excluir
    2. Adorei tudo que você falou Ruth, foi tudo muito bem explicado e resumido.

      Excluir
    3. Exatamente Júlia a radioatividade ela tende a ter uma dependêcia muito grande!

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. O Desastre de Chernobyl foi causado quando o reator 4 acabou explodindo por irresponsabilidade e orgulho do engenheiro chefe Kovalenko que mudou o regulamento de segurança achando que não iria acontecer nada. Na regulamentação dizia que era para a potencia esta a 700 a 1000mW e ele boto a 200mW isso fez com que acontecesse uma sobrecarga e fez cm que ele explodisse. Causando todo esse desastre
    De :Pedro Assis

    ResponderExcluir
  18. O desastre de chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986 ocorreu um desastre na usina nuclear de chernobyl por causa do engenheiro chefe kovalenko pensando que não daria nada errado,causou muitas mortes por causa que ele mudou a potencia de 700 a 1000mw para 200mw querendo também economizar agua
    De: Victor e Vongesse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voces lembraram que ele queria economizar água acho que ninguém falou sobre isso ainda, mas eu acho que o nome do engenheiro chefe era Anatoly.

      Excluir
    2. Também é correto afirmar,que ao lado do chefe engenheiro estava dois outros grandes nomes da engenharia que não concordou com a ideia do chefe,que era mudar a potência!

      Excluir
    3. Exatamente Julia,também concordo com você!

      Excluir
  19. O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobyl.Isso ocorreu por conta da irresponsabilidade de Anatoly, ele fez um teste de redução de potência utilizando apenas 200MW, só que a potência correta era 700 MW. É considerado o pior acidente nuclear da história, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido, com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima.O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto.A cidade ficou conhecida como ''cidade fantasma''.O fato da radioatividade ser boa ou ruim,vai depender do jeito que usaremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sua resposta está correta e bem resumida de tal forma que não alterou o sentido do texto.Parabéns!

      Excluir
    2. Acho que você resumiu tudo muito bem, mais mesmo ao ter dito que a radioatividade pode ser boa ou ruim, deveria ter botado exemplos, mais mesmo assim seu texto ficou ótimo (:

      Excluir
    3. agora eu gostei,ta pequeno e bem explicado!

      Excluir
  20. No dia 26 de abril de 1986, um dos reatores da Usina explodiu liberando uma enorme cortina de fumaça com elementos radioativos que rapidamente se espalharam por uma boa parte da Europa e da União Soviética.
    O acidente ocorreu durante experimentos com os sistemas da usina. Para realizar testes com o reator, o sistema automático de segurança foi desligado. Como o reator foi operado a potência muito abaixo do limite inferior por período muito longo, houve um superaquecimento. Isso foi um pouco que eu entendi ao assistir o documentário. Achei uma irresponsabilidade de Anatoly, por ele ter feito um teste de redução de potência utilizando apenas 200MW, só que a potência correta era 700 MW.

    ResponderExcluir
  21. A radioatividade tem seus benefícos e malefícios, ou seja, a radioatividade tem seu lado bom e ruim.

    Um de seus benefícios é: da radioatividade destacamos sua utilização na esterilização de materiais médicos, pois matam bactérias e vírus que podem estar no material, no diagnóstico de doenças e no controle do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos.

    Um de seus malefícios é: A depender da quantidade de radiação a qual o ser humano é exposto ela pode representar perigo e causar grandes prejuízos, até irreversíveis e fatais. Sua dose excessiva pode provocar destruição das células, queimaduras, lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, entre outros. Como essas radiações não são percebidas por nossos sentidos, todas as pessoas que trabalham com esse material devem estar protegidas utilizando roupas especiais e na medida do possível, manipular os materiais com garras mecânicas.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Esse acidente nuclear de Chernoby ocorreu no dia 26 deabril de 1986 na usina nuclear na Ucrânia.
    Os bombeiro nao estavam com o equipamento completo 2 homens morreram nessa noite e 20 na outra noite.
    As nuvens de radiotividade atingiram grande parte da Europa e ocorreu uma falha durante a manutenção do reator pois não seguiram as leis das segurança.
    Depois ficouconhecida como Fantasma;e as pessoas sentiam um gosto diferente na boca era o gosto de iodo radioativo.
    Com aquele crescimento acelerado de energia em uma certa quantidade do que suportava causando uma explosao de 2000°C de temperatura.
    Após o acidente foi construida uma estrutura de concreto e aço sobre o local do acidente isso recebeu um nome de sarcófago.
    A radiotividade pode ser benéfica ou não depende de como usa-la

    ResponderExcluir
  25. A explosão de Chernobyl, comprova que a existência de radiação, leva a destruição em grande quantidade, não somente em pessoas, mas de tudo que está a sua volta.
    O documentário relata as condições em que os reatores estavam funcionando , ao mesmo tempo que mostra falhas nos comandos da usina, o que me leva a questionar sore o uso dessa fonte de energia. Os resultados da radiação são, sem dúvida catastróficos. Por outro lado pode-se perceber, que pode ser utilizada para outras finalidades gerando aspectos positivos para a humanidade.

    ResponderExcluir
  26. O desastre em Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986 na União Soviética.
    Esse desastre aconteceu por um fato de irresponsabilidade do engenheiro-chefe que por ele ter feito um teste de redução de potência utilizando apenas 200MW, só que a potência correta era 700MW. E também por algumas deformações do reator de N°04.
    Com isso,se expandiu uma fumaça por toda Europa tendo que espalhando doenças como câncer.
    E por último minha opinião, é que para que a radioatividade seja maléfica ou benéfica depende da forma de como ser usada.

    ResponderExcluir
  27. Em 26 de abril de 1986, ocorreu o pior acidente nuclear considerado na historia, a explosão do reator 04 da Usina Nuclear de Chernobil, na Ucrânia, que formou uma grande nuvem de radioatividade, que alcançou além da Ucrânia, também Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido, fazendo com que pessoas morressem de câncer, por conta da radiação liberada pela explosão. Esse acidente nuclear foi causado principalmente pela irresponsabilidade de Anatoly, que reduziu a potência do reator de Nº4 para 200MW, sendo que o correto era de 700MW. Hoje ainda pode se encontrar radioatividade na Ucrânia, que está conhecida como cidade fantasma. E meu conceito sobre radioatividade, ela pode ser benéfica ou maléfica, dependendo de para que ela ira ser utilizada.

    ResponderExcluir
  28. Em Chernobyl no dia 26 de abril de 1986 ocorreu uma explosão radioativa por causa de um problema no reator causado pela falta de atenção do engenheiro chefe Anatoly que não seguiu os comandos adequadamente.A explosão foi muito grande e ainda hoje Chernobyl apresenta auto grau radioativo, por isso está deserta.
    Na minha opinião a radioatividade tem dois lados, o positivo e o negativo vai depender da forma que for utilizada. O positivo e que ela ajuda na medicina e o negativo que pode causar várias doenças.

    ResponderExcluir
  29. Em 1986, acontecem em Chernobyl uma explosão, não uma explosão qualquer, mas que mudou tudo. Essa explosão aconteceu em uma usina nuclear, por irresponsabilidade do engenheiro-chefe. Na noite em que a explosão aconteceu, eles queriam testar o Reator N° 4, mas o engenheiro-chefe, Anatoly, queria que o teste fosse feito em 200 mW, porém como dizia o regulamento, só pode ser feito acima de 700 mW. Segundo alguns documentos, os projetos de Chernobyl estavam errados. O teto deveria ter sido feito com material a prova de fogo, mas como estavam apressados para inaugurar logo o Reator N° 4, fizeram com material inflamável. O teste no Reator deveria ser feito antes da inauguração do mesmo, então Anatoly queria que fosse feito de qualquer jeito, o mais rápido possível. As barras de controle feitas de boro (só algumas, pois Anatoly mandou retirar algumas para aumentar a potência.) do reator estão imparcialmente colocadas, assim a radioatividade se concentra na parte de baixo, onde os censores quase nunca conseguem detectá-la. A radioatividade se concentrou de forma invisível na parte de baixo do núcleo. A potência estava muito alta, então tiveram que acionar o botão AZ-5, para abaixar as barras, só que as pontas eram feitas de grafite, então quando penetram no Reator, ao invés de reduzir, aumenta a potência. Assim, as barras de controle se romperam. Ocorreu a 1ª explosão. Logo em seguida ocorreu a 2ª. 5 t de grafite radioativa está se espalhando. Na sala entra a poeira radioativa, que vai mata-los. De todos que estavam lá, apenas Sasha e Anatoly sobreviveram, porém Anatoly morreu em 1995 por infarto. Shasha ainda vive, mas deve ter muitos cuidados.

    ResponderExcluir
  30. O desastre em Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986 na União Soviética. Ele foi causado por irresponsabilidade do engenheiro chefe Anatoly que queria que o teste fosse feito com 200MW mas o mínimo era 700MW, além disso essa explosão poderia ser amenizada pois a empresa que fez esse reator, quando viu que não ia conseguir entregar a tempo fez o teto com material inflamável e não a prova de fogo.
    A radiação é boa ou ruim dependendo de como você a utiliza. Por exemplo: a radiação usada na medicina é muito boa e nos ajuda muito.
    A radiação também pode ser ruim pois em grande quantidades pode dar prejuízos irreversíveis e até fatais.

    ResponderExcluir
  31. O desastre de Chernobyl foi causado quando o engenheiro chefe Anatoly fez com que o teste fosse feito cm 200mW e nao com 700mW como fooi recomendado com isso ocorreu que aconteçesse uma sobrecarga e explodisse vazando muita erradiaçao e matando muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  32. A 1h e 23minutos da madrugada do dia 26 de abril de 1986 aconteceu um grande acidente nuclear em Chernobyl, uma bomba explodiu na União Soviética, ocasionando muitas mortes e doenças ,e trazendo à tona um polêmico assunto sobre o poder nuclear existente nos países.
    Um reator nuclear começou a disparar um alerta faltando apenas 60 minutos para explodir. As barras de controle que funcionam como aceleradores e freios do reator Mobiliar; abaixo da tampa do reator estão mil seissentos e oitenta canas de inâmimos que descem até o reator. A quebra dos átomos de Urânio liberaram uma imensa quantidade de calor dos canais de combustível, transformando também a questão do poder nuclear.
    O reator a água em vapor e, é esse vapor, que faz a turbina gigante entrar em ação gerando eletricidade. Para controlar a energia gerada, ele possui 211 barras de controle feitas de Boro, e elas se encontram no núcleo do reator.
    Quando a bomba explode existe uma imensa quantidade de radioatividade, visto que as pessoas que se encontram próximo morrem devido a radiação presente.E quem está ao longe é acometido por erupções na pele e diversas doenças.
    Thaiany Karen

    ResponderExcluir
  33. Oi Fabiano
    Eu só agora meu comentário, mas já tinha lido os comentários dos colegas só que eu não sei mexer muito nesse negócio de blog e internet então eu fico esperando a minha mãe me ajudar e ela nunca tem tempo.
    Então eu mandei o meu comentário com o nome de CARLA Denise, mas quem tá escrevendo é a THAIANY

    ResponderExcluir