segunda-feira, 4 de junho de 2012

RADIOATIVIDADE E ELETRICIDADE

          Falar de Radioatividade é, ainda, um assunto muito delicado. Apesar de ter sido descoberta no século XIX, a radioatividade consegue dividir a população em dois grande grupos. A metade vê na radioatividade uma grande riqueza econômica e uma possibilidade de desenvolvimento; A outra, acredita ser algo bastante perigoso devido, facilmente, ocorrer acidentes. 
       
          Não quero aqui expor minha opinião sobre o assunto e/ou fazer com que os alunos acreditem no que acredito, quero apenas tentar esclarecer dúvidas sobre esse assunto visto em Química. Postem, através de comentários, suas ideias sobre RADIOATIVIDADE E ELETRICIDADE

Imagem: 
http://www.profpc.com.br/Qu%C3%ADmica%20Nuclear%20x%20F%C3%ADsica%20Nucle
ar/Qu%C3%ADmica%20Nuclear/Aplica%C3%A7%C3%B5es.htm

15 comentários:

  1. Nas experiências feitas por alguns cientistas, podemos observar que existiam dois polos, os positivos e negativos.
    O grau desses desvios feitos por esses corpos no campo elétrico depende do gás que esta sendo utilizado. Através dos raios canais foram criados os prótons que são as menores partículas dos elétrons.
    O cientista Svante August Arrhenius descobriu que quando uma partícula de átomos e/ou moléculas entrava em contato com a agua se carregavam eletricamente, as que se compunham com excesso de partículas eram negativas, e as que eram deficientes dessas partículas eram positivas.
    Conforme o cientista expunha substancias a luz solar e as mesmas florescessem, indicavam que elas eram radioativas, e que poderiam ser usadas para o raio x (foi dado esse nome porque os cientista não sabiam o nome do mesmo).

    Viviane Cristina Mello.

    ResponderExcluir
  2. Com o tema "Eletricidade e Radioatividade",entende que existe vários físicos,que também trabalham com a química e que projetam vários fenômenos,e que envolvem de eletricidade.E o que ganhou mais fama foi o de sir William Crooker.Na química o íon é bastante estudado,pois nos ajuda compreender sobre a condução elétrica,e outras partículas como os átomos e as moléculas de certas substâncias que tornam carregáveis eletricamente.Fala também que a radioatividade é dividida em três emissões:Alfa,Beta e Gama.Tendo como princípio da radioatividade o Raio X que ate hoje é usado.

    ResponderExcluir
  3. Em 1897, o físico inglês Joseph John Thomson, trabalhando com raios catódicos, ele concluiu que eles eram uma parte integrante de toda a matéria, então ele passou a chamar os raios catódicos de de elétrons. O grau de desvio no campo elétrico depende do gás utilizado no experimento ( quanto maior a massa, menor o desvio sofrido pela partícula). Para Arrehenius, o calor separava as partículas de modo que algumas ficavam negativas e outras positivas.Os Íons são partículas, derivados de átomos ou de moléculas, que possuam carga elétrico.As partículas alfa são emissões que sofrem pequeno desvio em direção á placa carregada negativamente. As partículas Beta são emissões que sofrem grande desvio em direção á placa carregada positivamente. As partículas gama são emissões que não sofrem desvio em sua trajetória e atravessam a chapa fotográfica.

    ResponderExcluir
  4. O físico alemão Eugen Goldstein provocou uma descarga elétrica no gás e observou um feixe de raios coloridos surgir atrás do catodo. Ele também denominou os raios anodicos que também podem ser chamados de raios canovis, os canais que movimentavam em sentido oposto eram chamados de elétrons.
    O físico Wilhelm Kanrad Roentgen fazia experimentos para comprovar a radioatividade, e ele só descobriu pelo fato da propriedade dos elétrons e os raios,

    Wanessa Vasconcelos

    ResponderExcluir
  5. Existem diversos experimentos que comprovam a existência de eletricidade, um dos experimentos conhecidos é de William Crookes, a partir desse experimento foi criado um polo um positivo, e o outro negativo. Em 1886 Goldstein denominou raios canais, pois atravessavam canais cáotodo depois passaram a ser denominados raios positivos pois se movimentavam no sentido oposto do cádoto deduzindo-se quanto maior a massa menor o desvio da partícula. August Arrhenius fez experimentos para tentar compreender a condução elétrica. Para ele o calor separava as partículas, umas ficavam positivas e outras ficavam negativas. O Wilhelm Konrad dizia que eram substâncias expostas a luz solar, a que florescesse era radioativa.
    Iara Cristina e Erika Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  6. Tendo como tema “Eletricidade e Radiotividade”, fala que várias experiências podem comprovar a existência de eletricidade nos corpos. Entre esses experimentos, os projetos que chegaram mais perto da explicação desses fenômenos foi do físico inglês William Crookes (1832-1919). Depois foram surgindo outros estudiosos, fazendo novas descobertas e aprimorando novos conhecimentos, como: Raios canais e íons.
    Juntamente com os estudos de Crookes, o físico alemão Wilhelm Konrad Röentgen (1845-1923), ao fazer experimentos com a ampola de Crookes, depois de várias hipóteses levantadas,ele chegou a conclusão do Raio X. Que até hoje é utilizado por nós.

    Karen Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  7. Que a eletricidade e a radioatividade, são vários experimentos que podem comprovar essa existência. Tipo, a eletricidade nos corpos:
    - Um Bastão de vidro;
    - Um Bastão de borracha. ( Também friccionado com lã ).
    Com isso, os experimentos mais importantes projetados para tentar buscar explicações, para eles, e virce – versa.
    Já os raios canais, íons, e a radiatividade. Eles têm a intensidade de carga elétrica dos raios canais do hidrogênio, cada vez maior de cada elétron. Os íons são partículas, derivadas de átomos ou de moléculas, que possuem carga elétrica. Já radiatividade, tem suas partículas: Alfa, Beta, e Gama. Tendo superioridade sobre os Raios X, que, deixava absorverem luz solar, e fluorescentes.

    ResponderExcluir
  8. Vários físicos também estudam a química como complemento para um certo tipo de aprendizagem para entender mais sobre eletricidade e radioatividade.O físico inglês William Crookes (1832-1919)desenvolveu descargas elétricas em ampolas de vidro contendo um gás a baixa pressão.Já o físico alemão Eugen Goldstein adaptou um cátodo perfurado a ampola do físico inglês.O químico sueco Svante August começou um serie de experimentos de compreender o fenômeno da condução elétrica.Os íons são partículas de átomos ou de moléculas que possuem cargas elétricas.A radioatividade tem como principal utilização o Raio X que se usa ate hoje.E possui 3 emissões:alfa,beta e gama.

    ResponderExcluir
  9. Pelos diversos experimentos podemos comprovar a existência de eletricidade nos corpos.De acordo com o físico inglês William Crookes existem dois polos;um polo negativo e outro positivo.Joseph John outro físico inglês trabalhou com raios cátodicos e concluiu que eles eram,parte integrante de toda espécie de matéria.Já o físico alemão Eugen Goldstein adpatou uma cátodo perfumado à ampola de Crookes. Goldstein denominou-os raios anoditos ou raios canais que depois passou a ser chamado de raios positivos.
    Erika Vasconcelos

    ResponderExcluir
  10. Varios experimentos podem comprovar a existencia de eletricidade dos corpos,um dos experimentos mais importantes projetado para explicar esse fenomeno foi do fisico ingles Sir Willian Crookes, envolvendo discarga eletrica em apolas contendo gas de baixa pressao,crookes adaptou um condutor metalico as duas extremidades da ampola de vidro observou-se que o gas sofria uma descarga eletrica originando fenomenos surpreendentes .
    O quimico sueco Svant August Arrhenius comecou em 1881 uma serie de experimentos na tentativa de compreender o fenomeno da conduçao eletrica e descobrio que ions sao particulas,derivadas de atomos ou de moleculas,que possuem carga eletrica.Ions negativos apresentam excesso de eletrons e ions positivos apresentam deficiencia de eletrons.
    Numa noite de 1895 o fisico alemao Wilhelm Konrad Roentgen,com ampola de crookes observou que a tela revestida de platinocianeto de bário começou a brilhar emitindo luz e os raios permitian que ele visse os osssos de sua mao e chamou-os de raios x.
    Samuel Neves e Marcos Junior.

    ResponderExcluir
  11. Neste assunto há vários experimentos comprovados que existem eletricidades entre os corpos. Um dos mais importantes experimentos que comprovam isso foi o de William Crookes envolvendo descargas elétricas em ampolas de vidros contendo um gás a baixa pressão. Ele foi adaptado as cargas onde foram se formando polos positivos e negativos. Em 1886 Goldstein fez os raios canais, ele adaptou um cátodo perfurando a ampola de Crookes onde havia o gás a baixa pressão, que provocou uma descarga elétrica no gás com isso ele chamou também raios anódicos. Em 1881 August começou uma série de experimentos na tentativa de compreender o fenômeno de Condução elétrica. Numa noite de 1895 o físico Wilhelm fazia experimentos com a ampola de Crookes, e chegou a seguinte conclusão as substâncias que eram expostas a luz solar são as que transmitem radioatividade.
    DOUBLAS ERICK.

    ResponderExcluir
  12. Alguns experimentos podem comprovar a existência de energia em alguns corpos. Eujen Goldstein adaptou uma ampola perfurando um cátodo e provocando uma descarga elétrica no gás observou um feixe de raios coloridos.
    Ele denominou os raios de raios anódicos e raios canais. Stevan August em 1881 fez uma série de experimentos para tentar compreender o fenômeno de conduções de eletricidade. A radioatividade é dividida em três tipos de emissões: Emissão alfa(α), emissão beta(β) e emissão gama(ɣ)

    Sávio Leite

    ResponderExcluir
  13. Eletricidade nos corpos. Contudo, um dos mais importantes foi o do físico inglês William Crookes que adaptou o condutor metálico. Já em 1886,o físico alemão Eugene Goldstein que adaptou um cátodo perfurado á ampola de Crookes, que tinha o gás a baixa pressão, provocou uma descarga elétrica no gás e observou um feixe de raios coloridos que surgiu atrás do cátado, Depois pode se perceber que os raios x originam-se da ampola de Crookes. RENAN WILLIAN.

    ResponderExcluir
  14. A ampola de William Crookes foi o mais importante instrumento para o estudo de descargas eletricas. Nela foi observada a existência de raio chamado catódico,o qual tinha massa, carga negativa e trajetória reta, conciderado parte fundamental da matéria foi nomeado elétron.Outro raio de carga e sentido oposto também foi descobreto, ele tinha em sua unidade fundamental a massa aproximada de um átomo de hidrogênio,este foi chamado próton. Em uma das experiências com essa ampola foi descoberto o Raio X. Mais tarde outros cientistas estudando materiais fluorecentes descobriram a radioatividade e assim comprovou-se que o átomo não é indivisível.

    ResponderExcluir